tô sabendo química bahia

tô sabendo química bahia
química é tudo de bom !!!
Powered By Blogger

chega mais, galerinha...

tá a fim de melhorar sua ideia sobre estudar/aprender química? então... chega mais... tá no lugar certo... seja bem vindo!!!







segunda-feira, 29 de março de 2010

Questões de Radioaticidade UFPE

01.) (UFPE/UNIVASF - 2008) a radiação gama consiste de :
a) partículas constituídas por elétrons, como consequência de desitegração de nêutrons

b) ondas eletromagnéticas emitidas pelo núcleo, como consequência da emissão de partículas alfa e beta
c) partículas constituídas por núcleos do elemento hélio
d) partículas formadas por dois prótons e dois nêutrons
e) partículas com massa igual à do elétron e sem carga
o2.) (UFPE - 2007 1ª FASE) O programa nuclear do Irã tem chamado a atenção internacional em função das possíveis aplicações militares decorrentes do enriquecimento de urânio. Na natureza, o urânio ocorre em duas formas isotópicas, o U -235 e o U - 238, cujas abundâncias são, respectivamente, 0,7% e 99,3% . O U - 238 é radioativo, com tempo de meia vida de 4,5 bilhões de anos. Independentemente do tipo de aplicação desejada.
Sobre o uso do urânio, considere a equação a seguir e analise as afirmativas:
  1. O U - 238 possui três prótons a mais que o U - 235
  2. Os três nêutrons liberados podem iniciar um processo de reação em cadeia.
  3. O criptônio formadao tem número atômico igual a 36 e número de massa igual a 96.
  4. A equação acima representa a fissão nuclear do urânio.
  5. Devido ao tempo de meia vida extremamente longo, o U - 238 não ode , de forma alguma, ser descartado no meio ambiente.

Estão corretas apenas:

a) 2, 3, 4 e 5 b) 1, 3 e 4 c) 2, 4 e 5 d) 3, 4 e 5 e) 1, 2 e 5

sábado, 27 de março de 2010

Questões sobre radioatividade UPE

01.) (UPE - 99) Entre as alternativas a seguir relativas à radioatividade, assinale a verdadeira:
a) quando um núcleo radioativo emite uma partícula beta, seu número de massa aumenta de uma unidade e seu número atômico permanece constante.
b) na transmutação do U ( Z = 92, A = 238) em Pb ( Z = 82, A = 206 ), são emitidas 6 partículas beta e 8 partículas alfa.
c) o polônio Po ( Z = 84, A = 210 ) pertence à série do actínio.
d) depois de cem dias, 64,0 g de um isótopo radioativo decai a 2,0 g. Isso ocorre porque a meia - vida desse isótopo é igual a 20 dias.
e) bombardeando-se o Be ( Z = 4, A = 9 ) com um próton, obtém-se Be ( Z = 4, A = 8 ) acompanhado de um nêutron e de uma partícula beta.

02.) (UPE - 2001) A constante radioativa de um elemento "W" é igual a 1/50 / dia.
Analise atentamente as afirmativas a seguir:
  • I - Partindo-se de 50 átomos de "W", decorridos 50 dias, teremos ainda no sistema 10 átomos de "W".
  • II - A meia - vida do elemento radioativo "W" é de 35 dias.
  • III - 80,0 g do elemento "W" são reduzidos para 40,0 g após decorridos 35 dias.
  • IV - A meia - vida do elemento "W" é igual a 0,02 dias.

São verdadeiras:

a) I , II e III b) II e III c) III e IV d) I e IV e) I , III e IV.

03.) (UPE - 2003) Analise as afirmativas a seguir e assinale a verdadeira:

a) A vida - média de um radioisótopo é aproximadamente 70% do período de semidesintegração

b) Quando, num conjunto formado por 5.000 átomos de um radioisótopo, 10 se desintegram por minuto, conclui-se que a constante radioativa desse radioisótopo é igual a 500 átomos por minuto.

c) Em 1982, Chadwick descobriu o isótopo - 12 de carbono, bombardeando o berílio com partículas alfa

d) O rádio - 226 tem vida média de 2300 anos, então sua meia - vida será, aproximadamente, 1610 anos.

e) Uma partícula gama é mais pesada que uma partícula alfa, fato esse decorrente de sua velocidade ser muito maior que a da luz.

Emissões Radioativas.... o outro lado da moeda.

A falta de conhecimento científico leva , muitas vezes , à criação de mitos , tais como , acreditar que um alimento que foi submetido à radiação jamais deva ser consumido por um ser humano... a exposição à radiação tornaria esse alimento também radioativo!
No entanto , a exposição de um alimento a raios gama, por exemplo, livraria o alimento da presença de microrganismos causadores de doenças, uma vez que, essa radiação é extremamente eficaz na quebra de ligações químicas, o que levaria os microrganismos à morte!
A utilização da radioatividade traz benefícios a muitas áreas no mundo em que vivemos... uma de suas mais conhecidas aplicações está na Arqueologia, na determinação da idade de fósseis e objetos. As emissões beta a partir do carbono - 14 é a técnica mais importante utilizada para aquele fim.


Há muitos anos existe na Catedral de São João Batista em Turim, Itália, guardado como relíquia, um manto que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo após a sua crucificação - o Sudário de Turim . O teste de carbono -14 , no entanto, determinou que o manto teria pouco mais de 600 anos de idade.... novo demais para ser da época de Cristo!.... fato este que deu início a uma grande polêmica envolvendo a Igreja católica e os cientistas.

Desde 1946, ano em que o americano Willard Libby desenvolveu a técnica de datação baseada no valor da meia-vida do isótopo do carbono - 14, os cientistas passaram a ter em mãos um recurso extremamente útil para a determinação da idade de muitos materiais que apresentam carbono em sua composição!
Essa técnica funciona de maneira razoavelmente simples... já que a vida em nosso planeta é baseada no elemento carbono e, consequentemente, nos seus três isótopos : C - 12 (98,9%) , C - 13 (1,1%) , C - 14 ( bastante raro). Senão, vejamos: as plantas absorvem moléculas de gás carbônico (CO2) contendo esses isótoos, que, vão passar pela cadeia alimentar, dos vegetais para os animais... dessa forma, todos os seres vivos irão apresentar algum carbono-14 em sua composição, em valores muito pequenos - próximos a 10 partes por bilhão (10 ppb). Esta taxa permanece razoavelmente constante pois, a velocidade de decaimento desse radioisótopo é praticamente igual àquela em que o organismo vivo o repõe ppor meio de sua alimentação ( ou fotossíntese). Só quando o ser morre é que o C - 14 se desintegra sem mais ser reposto no organismo... funciona como um "relógio nuclear" que seria acionado no exato instante em que a morte ocorresse! Então, medindo-se o teor de C -14 em um fóssil ou objeto e comparando-o ao valor normal da taxa desse isótopo em um ser vivo, pode-se chegar à sua idade com uma boa margem de exatidão!

O princípio da datação por carbono - 14, no entanto, apresenta restrições para a sua utilização; só poderá ser usado se:


  • a amostra for originária de tecidos vivos, que um dia realizaram trocas gasosas com o ambiente;

  • o objeto tiver mais de cem anos de idade ( que é o momento em que a atividade radioativa do C - 14 começa a ser perceptível ) e menos de 40.000 anos ( já que após a passagem de 7 períodos de meia - vida, o nível residual de radiação não pode mais ser detectado).

Outras técnicas de datação baseadas em fenômenos radioativos já foram capazes de revelar até a idade do nosso planeta: desta feita, utilizando o urânio - 238, que por uma longa sequência de emissões radioativas, se transforma no chumbo - 206, que é estável (não radioativo), processo que requer em torno de 4,5 bilhões de anos para se realizar! Análises das rochas mais antigas de nosso planeta indicaram que a proporção entre os átomos de urânio - 238 e de chumbo - 206 formado a partir do primeiro é de 1 : 1 . Isso significa que, desde o "nascimento" do planeta, metade desse isótopo de urânio presente nas rochas desintegrou-se formando chumbo - 206, o que corresponde a uma meia - vida do U - 238 , ou seja, 4,5 bilhões de anos!!!!!!


(Fonte : Planeta Química Ciscato & Pereira 1ª edição)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Emissões Radioativas

Na década de 1920, funcionárias de algumas fábricas americanas de relógios deveriam pintar com tinta luminescentenos números e ponteiros do mostrador de cada uma das peças produzidas, para que eles pudessem ser vistos no escuro. Na época, esse tipo de tinta continha sais de rádio - um elemento químico altamente radioativo - em sua composição. Ao molhar os pelos dos pincéis nos lábios, as "garotas-rádio" acabavam ingerindo pequenas quantidades desses sais todos os dias.
Uma dessas garotas contou que achou estranho quando, um dia, ao assoar o nariz, viu seu lenço brilhar no escuro... logo seus dentes começaram a cair... e, assim como muitas de suas colegas, morreu alguns anos depois, como resultado da exposição à radioatividade!

Em 1º de novembro de 2006, o ex-agente da KGB, Alexander Litvinenko, que se tornou um forte crítico do governo russo, começou a apresentar sinais de um misterioso envenenamento - sua garganta estava inchada e seus cabelos caíram! De acordo com os médicos de um hospital de Londres, o envenenamento teria sido causado pelo elemento polônio - 210. Litvinenko morreu menos de um mês depois!!!!

Se por alguma razão um material radioativo for inalado ou ingerido por alguém, no interior do coro podem-se formar radicais livres, que podem se ligar rapidamente a outras espécies químicas, buscando maior estabilidade. Assim, moléculas de DNA podem ter a sua constituição alterada e, consequentemente, também a informação genética que elas carregam, formando células defeituosas. Novas células formadas a partir da célula alterada, propagarão o mesmo defeito, levando à mutações e, em última instância, ao câncer.

O elemento rádio presente no pigmento utilizado em alguns relógios do início do século XX é um emissor de partículas alfa. A partir do momento em que é ingerido, o baixo poder de penetração dessas partículas as impede de atravessar a pele... presas no organismo,atacam e destroem os glóbulos brancos e vermelhos, instalando, então, rapidamente , um intenso quadro de anemia.

Basicamente , isso ocorreu com o espião russo Alexander Litvinenko... de maneira muito mais intensa. Apenas 1,0 micrograma de polônio - 210 correspondem a 3 quatrlhões de átomos radioativos! A quantidade desse elemento encontrada no corpo do espião seria capaz de matar cem pessoas!!!!!!!!

(Fonte: Planeta Química / Ciscato & Pereira 1ª Edição)
Aí, pessoal... a visita de vcs a este espaço é, pra mim, muito gratificante, porque representa a confirmação do objetivo desse blog: estimular o estudo da Química, trazer novidades, exercícios, questões de exames anteriores,etc. Assim, fiquem à vontade.. a "casa" é de vcs...aproveitem, deixem seus recados, façam sugestões, enfim, interajam... a "titia" agradece!!!!!!!!