tô sabendo química bahia

tô sabendo química bahia
química é tudo de bom !!!
Powered By Blogger

chega mais, galerinha...

tá a fim de melhorar sua ideia sobre estudar/aprender química? então... chega mais... tá no lugar certo... seja bem vindo!!!







quinta-feira, 18 de março de 2010

Emissões Radioativas

Na década de 1920, funcionárias de algumas fábricas americanas de relógios deveriam pintar com tinta luminescentenos números e ponteiros do mostrador de cada uma das peças produzidas, para que eles pudessem ser vistos no escuro. Na época, esse tipo de tinta continha sais de rádio - um elemento químico altamente radioativo - em sua composição. Ao molhar os pelos dos pincéis nos lábios, as "garotas-rádio" acabavam ingerindo pequenas quantidades desses sais todos os dias.
Uma dessas garotas contou que achou estranho quando, um dia, ao assoar o nariz, viu seu lenço brilhar no escuro... logo seus dentes começaram a cair... e, assim como muitas de suas colegas, morreu alguns anos depois, como resultado da exposição à radioatividade!

Em 1º de novembro de 2006, o ex-agente da KGB, Alexander Litvinenko, que se tornou um forte crítico do governo russo, começou a apresentar sinais de um misterioso envenenamento - sua garganta estava inchada e seus cabelos caíram! De acordo com os médicos de um hospital de Londres, o envenenamento teria sido causado pelo elemento polônio - 210. Litvinenko morreu menos de um mês depois!!!!

Se por alguma razão um material radioativo for inalado ou ingerido por alguém, no interior do coro podem-se formar radicais livres, que podem se ligar rapidamente a outras espécies químicas, buscando maior estabilidade. Assim, moléculas de DNA podem ter a sua constituição alterada e, consequentemente, também a informação genética que elas carregam, formando células defeituosas. Novas células formadas a partir da célula alterada, propagarão o mesmo defeito, levando à mutações e, em última instância, ao câncer.

O elemento rádio presente no pigmento utilizado em alguns relógios do início do século XX é um emissor de partículas alfa. A partir do momento em que é ingerido, o baixo poder de penetração dessas partículas as impede de atravessar a pele... presas no organismo,atacam e destroem os glóbulos brancos e vermelhos, instalando, então, rapidamente , um intenso quadro de anemia.

Basicamente , isso ocorreu com o espião russo Alexander Litvinenko... de maneira muito mais intensa. Apenas 1,0 micrograma de polônio - 210 correspondem a 3 quatrlhões de átomos radioativos! A quantidade desse elemento encontrada no corpo do espião seria capaz de matar cem pessoas!!!!!!!!

(Fonte: Planeta Química / Ciscato & Pereira 1ª Edição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário